O MMR
(Método de Melhoria de Resultados) foi adotado em 2017 em 1082 escolas
estaduais de 13 diretorias de ensino do estado de São Paulo. Na ocasião ele
fazia parte do programa Gestão em Foco e foi implantado para que as escolas conquistem avanços educacionais,
pedagógicos e de gestão. Em 2018 o MMR foi expandido, atingiu a DE de Miracatu e
teve continuidade em 2019. O MMR é um método de gestão empresarial adaptado
para ser utilizado na gestão educacional que consiste em, a partir da
participação de representantes dos vários segmentos da escola (gestores,
professores e alunos) e pais de alunos, identificar um problema, conhecer suas
causas e propor soluções através de um plano de ação.
O objetivo principal é proporcionar uma melhoria significativa na
aprendizagem dos alunos. Sendo assim, a equipe
analisou as informações do boletim da escola Sylas Baltazar no Saresp 2018 e
nos resultados das AAPs, ficou evidente
nos boletins do Saresp que, apesar da escola ter atingido a meta do IDESP,
tanto o Ensino Fundamental, quanto o Ensino Médio, apresentou um desempenho
muito baixo em Matemática. A equipe também identificou que o fluxo escolar do
dia a dia é baixo, pois aproximadamente 10% dos alunos faltam as aulas diariamente sem
justificativa. Sendo assim, a equipe apontou três problemas a serem trabalhados
no MMR 2019:
1 – Baixo desempenho em Matemática no Ensino Fundamental (EF)
2 – Baixo desempenho em Matemática no Ensino Médio (EM)
3 – Baixo Fluxo escolar no EF e no EM
No dia 23/04/19 aconteceu a reunião N3 (Nível 3) do MMR, com a presença
da supervisora Ingrid, a equipe de gestores, PMEC, professores, alunos gremistas,
representantes de sala e pais de alunos, finalizaram o plano de ação que se
encontra em andamento. O desafio da
equipe da escola Professor Sylas Baltazar de Araujo no MMR 2019 é melhorar o desempenho de
Matemática e o fluxo escolar do dia a dia.
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