terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

ACOLHIMENTO 2019


         No dia 04/02/2019 aconteceu o acolhimento escolar na Escola Professor Sylas Baltazar de Araujo. O acolhimento é uma prática na rede pública estadual de São Paulo e, conforme orientação da SEE, para esse dia a equipe escolar organizou uma pauta que foi cumprida com o apoio de  alunos gremistas e representantes de sala. Antes do início de cada período os alunos gremistas e representantes de sala, juntamente com professores, gestores e funcionários, recepcionaram os alunos no portão dando boas vindas. Foi produzido um marcador de páginas com uma frase acolhedora que foi entregue a cada aluno pelos gremistas logo na entrada do prédio escolar e a equipe gestora também providenciou uma faixa com uma mensagem de boas vindas que foi fixada no pátio da escola.  Na seqüência, os alunos, pais de alunos, professores, funcionários e gestores foram  reunidos no pátio e os gestores recepcionaram a todos com uma fala de boas vindas e apresentação da equipe de trabalho. Após esse momento, os alunos dirigiram-se as suas respectivas salas e com a mediação dos professores e acompanhamento da equipe gestora, todos  se apresentaram, em uma roda de conversas, falaram e registraram suas expectativas para o ano letivo, tomaram ciências das normas escolares adotadas em 2018 e participaram da discussão para elaboração das normas para 2019, também participaram de dinâmicas devidamente planejadas para promover a interação entre toda equipe escolar. Os alunos do 6º ano, pelo fato de ainda não conhecer bem todos os espaços da escola, com o apoio dos alunos gremistas e Professora Mediadora Magali, fizeram um reconhecimento de todos os espaços da escola, onde foi explicado as regras de utilização e acesso de cada ambiente, assim também como, as atividades que são desenvolvidas em cada local.
“A ação do acolhimento deve ser entendida como uma estratégia   que dá início às práticas pedagógicas alicerçadas nos princípios da educação integral. Cultivada entre os estudantes, familiares e servidores de modo que possam, desde o primeiro contato, perceber as oportunidades que a escola oferece, permitindo a integração e a convivência social de todos, a partir do diálogo e trocas de experiências.”

















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